terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Meco a nú.

       No passado dia 15 de Dezembro, passou um ano do infeliz incidente que vitimou 6 jovens na praia do Meco e pouco ou nada se sabe sobre o que realmente aconteceu nessa noite no areal. A comunicação social noticiava que estavam 5 jovens desaparecidos, havia um sobrevivente e um deles já teria sido encontrado sem vida. “O Comandante do Porto de Setúbal, Lopes da Costa, adiantou que, segundo a informação do jovem, o grupo de sete amigos, três rapazes e quatro raparigas, estaria sentado à beira-mar quando terá sido surpreendido e arrastado por uma onda grande”. E até hoje é tudo o que se sabe.   
         A comunicação social acompanhou nos dias seguintes as buscas e manteve a toada, um infeliz incidente. Lentamente começaram a abordar este assunto de uma outra perspectiva, dando a entender que haveria indícios de que algo de errado teria acontecido durante o fim-de-semana e noite que aqueles jovens passaram em Alfarim. Existem de facto questões que a mim, como espectador atento desta tragédia, me fazem confusão, que na verdade se prendem mais com tudo o que se passou depois e não com a motivação que levou os jovens ao areal.
         Não querendo entrar em considerações inflamadas sobre as praxes, que para mim, tal com o diz o Sérgio Godinho “…maçã com bicho, acho eu da praxe…”, acredito que tenha acontecido pouco mais que aquilo que é primeiramente relatado pelo Dux, 7 jovens sentados no areal apanhados de surpresa por uma onda. Mas a ser verdade que foi apenas isto que aconteceu, porque razão o jovem João Gouveia, uma vez restabelecido, não se apressou a comparecer no Meco de forma a falar com os pais dos colegas? Não seria expectável que os pais deste jovem tivessem uma atitude solidária com os pais dos restantes jovens? Mesmo admitindo que o seu filho estivesse combalido pelo sucedido e que essa fosse a sua principal preocupação, uma semana se passou sem que a comunicação virasse a agulha para o seu filho, tempo mais do que suficiente para um dos pais do Dux se tivesse deslocado ou prontificado a comunicar com os restantes pais. Quem teve o discernimento para apressadamente ir à casa em Alfarim arrumar as roupas, ensacando-as e entregando-as na Lusófona? E se houve gente com esta prontidão porque raio não houve prontidão e bom senso para fazer o que era espectável? Diz o povo, “quem não deve não teme” e aqui parece aplica-se na perfeição. Quantos de nós, envolvidos num infeliz episódio como este, não arredariam pé do areal, nos dias seguintes, enquanto as buscas não terminassem? Não sabemos, mas seria expectável que assim fosse.
         Não me parece aceitável diabolizar o Dux, visto tratarem-se de 6 jovens adultos, esclarecidos e que ali estariam de livre vontade, mas porra, sendo ele a única “vitima” que sobreviveu ao trágico acontecimento, deveria ter sido mais homenzinho e muito melhor aconselhado. A família do jovem demorou a reagir, deixando que o filho, que tanto quiseram proteger, ficasse a arder na comunicação social. Quem também se portou muito mal foi a Universidade, que preocupou-se apenas com a sua imagem e nada com os familiares das vítimas. De recordar que os país do jovem sobrevivente, numa carta à Lusa, escrevem que a família "agradece o apoio disponibilizado pela Universidade desde o primeiro dia, até à presente data", em sentido contrário os pais das vítimas dizem que da Universidade  "nem apoio psicológico, nem sequer uma palavra de conforto".
        Os pais destes jovens, 1 ano depois, ainda não sabem o que aconteceu naquela noite, ou pelo menos não o sabem da boca de quem de direito.
         Durante toda a minha vida, Meco foi sinónimo de peixe grelhado, malta descascada e mar agitado, hoje já não…        

Sem comentários:

Enviar um comentário