quinta-feira, 14 de maio de 2015

Garraiada à moda de Coimbra


Um grupo de estudantes vai manifestar-se hoje, à frente do Coliseu da Figueira da Foz, contra a realização da garraiada da Queima das Fitas de Coimbra. É bom perceber que há gente inteligente no meio de tanta gente estúpida. Os estudantes lançaram uma petição pública que já conta com quase 3.000 assinaturas. Está também prevista a presença de elementos do partido Pessoas Animais Natureza (PAN), diz Ana Bordalo, estudante e membro do movimento Queima das Farpas.

Diz a menina Ana Bordalo: "Há pontapés e há murros. Se fosse um cão, ninguém fazia aquilo, é absolutamente ridículo pensar-se que, por ser apenas um garraio, o animal não sofre. Na garraiada há sofrimento. O simples puxão no rabo do animal pode levar a uma fractura", referindo que esse facto é "uma consequência comum neste tipo de eventos tauromáquicos.” "Somos estudantes universitários e não faz sentido que em 2015 isto esteja ligado à nossa academia", frisando que o movimento Queima das Farpas pretende essencialmente sensibilizar e consciencializar a comunidade académica e coimbrã.

Na petição lançada pelo movimento, lê-se que "Coimbra tem mais encanto sem sangue na despedida" e que a Queima das Fitas deveria acabar com esta "actividade obsoleta", que promove uma "cultura que ritualiza e glorifica exercícios de domínio, de subjugação e de violência". Este ultimo parágrafo podia ser sobre as praxes, mas não é. Mas podia…

Até aqui está tudo certo, uma intervenção inteligente e humanizada de uma estudante de direito, que claramente enxerga mais que a ponta do nariz. Mas, como em todas as universidades, existe um Dux, que por definição é uma besta, ora vamos lá ver o que diz o bípede mamífero a quem deram o título de Dux Veteranorum: “…apesar de respeitar a posição do movimento de estudantes, a garraiada vai continuar a ser um evento que, dentro da Queima das Fitas, movimenta milhares de pessoas". Pois, é isso, os donos de escravos também diziam isso. Mas ele reforça: "O facto de estar praticamente lotado significa que há uma percentagem elevadíssima de pessoas que querem ir à garraiada e querem que ela exista", "quando a academia deixar de participar na garraiada, deixa de haver". Jura? Aposto que ninguém estava à espera dessa conclusão. Mas rapidamente ele regressa ao seu estado normal de estupidez, quando é questionado sobre o sofrimento do animal, ora reparem: “…não tenho conhecimentos para comentar o que a garraiada tem de bom ou de mau". Pois não, pá, isso sabia eu, por isso és Dux e há garraiada.



Sem comentários:

Enviar um comentário